quinta-feira, novembro 25, 2010

Motorola Quench e Backflip também rodam Android 2.1 via atualização não-oficial | Gizmodo Brasil

Motorola Quench e Backflip também rodam Android 2.1 via atualização não-oficial | Gizmodo Brasil: "Motorola Quench e Backflip também rodam Android 2.1 via atualização não-oficial

Se você, dono de um Quench ou Backflip, estava desiludido por não receber atualização do Android pela Motorola, anime-se: duas ROM não-oficiais trazem o Android 2.1 para estes aparelhos. Elas estão funcionais, trazem algumas boas novidades aos aparelhos, e as instruções de instalação vêm a seguir:

Quench

O criador da ROM para o Quench é o francês Alexandre Dumont (@adumont), que também fez uma ROM para o Motorola Dext da qual falamos por aqui. O Alexandre pegou a ROM oficial da Motorola para o Dext que vazou em agosto - uma ROM com Android 2.1 - e a adaptou para que ela funcione no Quench.

Para instalar o Android 2.1 no Quench, você precisa fazer o seguinte:

- Baixe e instale os drivers da Motorola no seu computador;

- Siga o guia para instalar o ADB (Android Debug Bridge);

- Faça o root no Quench usando o tutorial do Skrilax_CZ;

- Instale o modo recovery do j_r0dd usando este tutorial;

- Baixe a ROM do Android 2.1 (adlxmod XT 2.0) para o Quench e coloque-a no cartão de memória, fora de qualquer pasta;

- Instale a ROM do Android 2.1.

Pra instalar a ROM, você precisa desligar o Quench, segurar o botão da câmera e ligá-lo de novo. Continue segurando o botão da câmera até surgir uma mensagem na tela. Entre no modo recovery, escolha a opção "Wipe", depois "Wipe data/factory reset" para apagar todos os dados do seu celular. Então escolha a opção "Flash zip from SD", selecione a ROM para instalá-la e, quando estiver pronto, reinicie o Quench.

Não testamos o método aqui, mas usuários do fórum Portal Android tiveram boas experiências com a ROM. Aliás, o Portal Android tem uma lista de tópicos que ensinam como rootear o aparelho, fazer backup e resolver problemas comuns do aparelho - vale a pena conhecer mais sobre o que os brasileiros andam comentando sobre o Quench.

Como disse antes, o maior trabalho está em encontrar as informações: seguindo estes passos, você deve levar pouco mais de 30 minutos para instalar o Android 2.1 no seu Quench.

E quais as vantagens? Bem, você vai poder usar os diversos apps que não suportam o Android 1.5, como o app oficial do Twitter e do Skype, além de contar com um navegador padrão mais rápido e obter atualizações dos apps embutidos como o Mapas e o Android Market. Você agora pode usar seu Quench como um hotspot 3G, compartilhando a internet do seu celular para outro dispositivo via Wi-Fi. E o método de root não faz você perder o 3G na Claro, problema do método mostrado da última vez para o Dext - ou seja, o root é seguro para qualquer operadora no Quench.

A maioria das conexões e sensores está funcionando nesta ROM - 3G, Wi-Fi, GPS, câmera, acelerômetro e mais - e a ROM tem alguns bons detalhes, como um teclado virtual melhor e maior duração de bateria (até seis dias em standby). Há alguns poréns, no entanto. Segundo o próprio Alexandre, o Wi-fi parece não estar funcionando de forma consistente para algumas pessoas (ele às vezes não liga), a bússola e o flash da câmera não funcionam, assim como a aceleração 3D - então jogos mais ou menos pesados não vão mais rodar no Quench. Você também precisa sempre ativar o viva-voz ao fazer e receber ligações, e outros probleminhas listados no primeiro post deste tópico.

Nenhum comentário: